top of page

Praia do Espelho

Atualizado: 29 de ago. de 2019

Trancoso é um distrito de Porto Seguro e é onde está localizada a famosa Praia do Espelho. Seu nome vem do reflexo que as águas limpas e azuis fazem tanto de dia quanto de noite, seja por causa do brilho do sol ou mesmo da lua. É um espetáculo que merece ser visto de pertinho!

Como chegar na Praia do Espelho

A forma mais comum e usada pela maioria das pessoas que visita a Praia do Espelho é através de Trancoso. O percurso de carro, que pode ser alugado por lá, tem apenas 24 km de distância. Outra opção é partir de Arraial D’Ajuda, a 54 km, outro destino paradisíaco de Porto Seguro e mais próximo do centro da cidade para quem lá chega de avião.


Quem prefere não dirigir pode negociar com vans ou táxis locais o transporte – em geral, melhor para quem está em grupos grandes para conseguir um valor acessível e dividir a despesa. Ou ainda ir a uma das muitas agências de viagem e comprar o passeio para lá – bate e volta de um dia só ou apenas o traslado para ficar o quanto quiser.

A terceira opção, mais voltada para quem deseja economizar e gosta de caminhadas, é pegar um ônibus turístico de Porto Seguro com destino a Caraíva e pedir para descer no Outeiro das Brisas, condomínio e pousada perto da estrada que fica a pouco mais de 3 km da praia. Apesar do caminho ser belo, vale lembrar que na volta será preciso subir ladeira.

Quando devo ir?

A Praia do Espelho tem esse nome justamente pelos momentos em que a água reflete o céu e as falésias próximas em sua superfície quando está na maré baixa e são formadas piscinas naturais no mar. Para aproveitar o máximo da experiência, é bom consultar no site da Marinha (www.marinha.mil.br/chm/tabuas-de-mare) a previsão das marés para o Porto de Ilhéus, que é o ponto mais próximo medido com regularidade. Com essa informação, é possível planejar a visita para uma data em que a maré baixa aconteça durante o dia, já que varia muito ao longo do ano.

aE vale prestar atenção em outras dicas importantes sobre o período para viajar até lá. No inverno, por exemplo, costuma chover mais na região – o que pode diminuir bastante a viabilidade do passeio e impedi-lo de aproveitar ao máximo. Já no verão a praia costuma ficar lotada com excursões, o que também está longe de ser o ideal. Então, como quase sempre, pode ser melhor se planejar para a baixa temporada, na primavera e no outono, quando a faixa de areia fica praticamente deserta.

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page