top of page

Cidade Histórica de Porto Seguro!

Atualizado: 9 de ago. de 2019

A Cidade Histórica de Porto Seguro, que fica no Centro Histórico da cidade baiana, guarda até hoje heranças dos tempos em que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Pequeno e fácil de ser conhecido a pé, o local guarda um casario colonial preservado, igrejas e museus. #cidadehistorica 

Por estar no alto de uma colina, a vista é uma das mais privilegiadas da região, de frente pro mar. Veja as principais atrações da Cidade Histórica, localizada na Costa do Descobrimento, Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

O Marco do Descobrimento (ou Padrão do Descobrimento) é um dos pontos de partida para quem visita a Cidade Histórica de Porto Seguro (também chamada de Cidade Alta). Ele foi trazido de Portugal na época do descobrimento, mas há muitas histórias em torno de sua origem. É como uma certidão de nascimento do Brasil. #marcododescobrimento

Pertinho do Marco do Descobrimento fica o Farol de Porto Seguro e também temos acesso a um mirante com uma vista privilegiada do litoral da cidade, uma imagem muito bonita. #farol 

No entorno da Praça Pero Campos de Tourinho ficam importantes prédios que deram origem à cidade fundada em 1534. Em frente ao Marco está a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro.


A Casa de Câmara e cadeia de Porto Seguro foi construída em meados do século XVIII. Embaixo funcionava a cadeia pública de Porto Seguro e na parte superior do edifício ficava a sede da administração regional, onde eram realizados encontros políticos. As paredes da casa possuem espessura de um metro de largura e, na época, acreditava-se que resistiriam até a ataques de balas de canhão, mas curiosamente as grades da cadeia são de madeira. Até a década de 80, a Casa de Câmara e Cadeia era a sede da Prefeitura de Porto Seguro. Atualmente, a Casa de Câmara e Cadeia está totalmente restaurada e no local funciona o Museu Municipal de Porto Seguro. Entre as peças do acervo estão um relato da chegada dos portugueses à colônia e artesanato indígena.

De volta à praça, siga pela charmosa ruazinha de casas coloridas e históricas onde hoje funcionam lojinhas de #artesanato e centros culturais.

Lá você terá a oportunidade de experimentar o famoso acarajé da Bahia e também o #cacau, fruta muito típica na região. Também conhecer a dança de #capoeira, e você verá índios vendendo artesanatos, aliás, muitas são as aldeias indígenas que se encontram na cidade e por isso a presença deles é constante em todos os lugares que visitarem.

E você, já conhece o centro histórico de Porto Seguro na Bahia? Tem vontade de conhecer?


 


801 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page